Dicas de gestão de compra e stock

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Não podemos falar em gestão de stocks sem falar em planeamento. A gestão de aprovisionamentos e o pensar em compras implica todo um trabalho de previsão daquilo que é essencial para o nosso negócio, tendo em conta as nossas necessidades de acordo com os projetos de produção que temos em curso. São vários os softwares de gestão que ajudam nesta tarefa, mas podemos simplificar todo o processo recorrendo ao Excel. Uma folha de cálculo bem elaborada permite-nos fazer uma análise de qual foi o consumo no passado, qual a expectativa de consumo futuro e, a partir desses dados, ter em linha de conta o stock disponível. É com base nestas anotações que se torna possível realizar projeções assertivas para pedidos futuros. A análise destas três variáveis permite-nos definir um stock mínimo e, sempre que esse número for atingido, precisamos reforçar as unidades em stock. Utilizar estrategicamente a gestão de compras e fornecedores na sua empresa é essencial para alcançar resultados como o aumento dos lucros e a redução dos custos.

 

Deixamos-lhe algumas dicas:

 

Reduza o número de fornecedores

Restringir o número de fornecedores para aqueles que considera que possam ser parceiros estratégicos do seu negócio pode ser vantajoso, pois um leque muito grande de fornecedores cria dispersão de marcas, enorme dispêndio de tempo na recepção de vendedores e análise de ofertas. Ao mesmo tempo, Melhorar a relação com o fornecedor permite negociar condições especiais. Uma diferença mínima de preço pode não justificar  adicionar um fornecedor por todos os outros gastos administrativos envolvidos no processo.

 

Utilize a ferramenta certa

Lembre-se que ferramentas representam somente 14% do investimento para fabricação da peça. Uma ferramenta mais cara não significa necessariamente que faça o mesmo trabalho. Não seria vantajoso se uma ferramenta que custa o dobro do valor proporcione o triplo na produção? Uma solução de qualidade optimizada vai lhe garantir poupar nas rubricas que tem maior peso na produção – hora máquina mão de obra, energia e principalmente matéria-prima.

Recomendamos que solicite apoio técnico especializado do seu fornecedor para seleção e testes de novidades ou soluções consolidadas para garantir o proveito máximo das tecnologias disponíveis.

 

Se puder pague a pronto

Utilize este argumento a seu favor. Ao receber informações sobre o valor para pagamento a prazo, questione qual seria o valor se o pagamento fosse imediato. Descontos financeiros por norma são cumulativos com outros descontos de materiais, aproveite desse recurso na negociação.

 

Conheça seu investimento em ferramentas 

Somente desta forma saberá qual o tamanho que o seu stock poderá ter e aproveitar descontos em compra de quantidade, além de adiantar compras quando houver previsão de aumento de preço, ou mesmo, disponibilidade de ofertas especiais. No caso de um stock reduzido, sugerimos o uso de um sistema de armazenamento inteligente como Toolboss® da Kennametal®. Ele poderá ajudar a gestão do fluxo evitando a quebra de fornecimento, o que tornaria muito arriscado para o negócio.

 

Aproveite para consultar a secção de campanhas em vigor, atualizada mensalmente por temas e segmentos de ferramentas, equipamentos e máquinas, e aproveite as vantagens nas compras promocionais.

Menu

Condições da campanha

Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição