Grandes Dicas para feiras enormes

As feiras do setor sempre parecem promissoras, a quantidade de potenciais parceiros fazem-nos pensar que teremos inúmeras vantagens mas se lembrar das últimas feiras que visitou talvez não tenha tido o resultado que imaginava face às suas expectativas. Aproveitaremos para lhe dar as melhores dicas para ter um grande aproveitamento nas próximas feiras.

 

Planeje o seu tempo

Algumas feiras são muito grandes, por isso organize o seu tempo de acordo com as prioridades dos stands que pretende visitar. Para isso sugerimos que procure o mapa da feira antes da visita e marque os principais pontos. Dessa forma se evita longas caminhadas, reduzindo também as chances de ficar perdido nos pavilhões ou terminar a feira sem visitar os stands que realmente lhe interessam.

 

Agende visitas

Contacte os parceiros que mais pretende conhecer ou tratar de projetos específicos para agendar reuniões. É facto que as feiras são ótimas oportunidades de encontrar os seus parceiros ou leads, é o momento que os participantes estão mais abertos a reuniões e a discutir ideias, no entanto, por diversas razões, o seu principal interlocutor poderá não estar presente na sua visita. O agendamento evita que isto aconteça.

 

Faça um planeamento a medio prazo.

As grandes feiras do nosso setor já não tem o foco no curto prazo nem na venda com desconto dos equipamentos expostos. Isto porque os métodos expositivos mais modernos levam poucos artigos “vendáveis”. Ao invés disso optaram por formas virtuais de demonstrar seus artigos. Esta escolha se dá entre outras questões pela incapacidade de demostrar fisicamente toda a gama de seus produtos, ou pela perda de foco quando se expõe uma grande quantidade de artigos e sobretudo pelo custo logístico que temos atualmente para deslocar grande quantidade de produtos.

Os parceiros com foco no médio prazo levam para a feira as estratégias de descontos de acordo com o tamanho do projeto em compras programadas ou pela possibilidade de concentração de aquisição somado outras ferramentas ou possibilidade de negócio.

Menos informação, mais conhecimento.

Estamos em uma época em que a informação abunda e o conhecimento escassa. Filtrar o que for consumir e com o que interagir na feira é a grande riqueza. Não se distraia com brindes que ficarão na gaveta até a próxima feira; papéis desinteressantes que tornaram sua visita mais pesada e cartões de quem nunca visitará. Trabalhe com assertividade, faça anotações nos cartões, privilegie meios digitais já organizando em pastas.

A dica de ouro: faça uma revisão da feira nos dias posteriores; consolide propostas, analise contactos recebidos e faça um balanço da sua visita para otimizar a próxima feira.

 

Esperamos ajudar a tornar a sua visita as próximas feiras mais rentável, menos pesada, que e tenha grandes oportunidades de negócios mas principalmente estreitar laços com os seus parceiros.