Máquinas e Ferramentas para a Indústria

Já conhece as fresas tipo barril?

Nesse artigo queremos apresentar uma solução que pode acrescentar muito valor na sua produção. Mas afinal o que é, e como funciona?

A fresa tipo barril é uma variação de uma ferramenta de ponta esférica cónica especial para maquinações complexas. O que as diferencia é que aqui o cone reto é substituído por um grande raio tangencial. São ferramentas especiais muito utilizadas em maquinações complexas, destacando-se como uma mais-valia nas áreas de moldes, aeroespacial e médica. Trata-se de uma ferramenta potencializada em máquinas de 5 eixos e que utilizem sistema CAD/CAM ou similares.

Concebida com um arco de grande diâmetro, este conceito permite um corte tangencial que por sua vez resulta numa produtividade, avanços e velocidades muito superiores às fresas boleadas, graças a redução de apara de maquinação. Esta vantagem representa uma redução do tempo de ciclo de até 89%. 

Com um contacto muito preciso entre a aresta de corte principal e a superfície a maquinar este processo possibilita a diminuição de falhas de maquinação ao mesmo tempo que seu fator cónico reduz também a vibração da ferramenta.

Esta fresa responde com níveis de rugosidade extremamente baixos, um excelente acabamento mesmo com um passo de corte de até 5 vezes superior as outras fresas boleadas e sem influenciar os parâmetros de trabalho da ferramenta. O resultado das fresas tipo barril, em comparação com as fresas de topo de ponta esférica convencionais, é uma maior vida útil da ferramenta, reduzindo, assim, o consumo de material, e melhorando consideravelmente, por consequência, o custo ferramenta/peça.

A SGS tem desenvolvido esta tecnologia no seu centro de pesquisa avançada que além da excelência na produção, disponibiliza formações, suporte aos métodos de produção e ao sistema CAD/CAM.

Ficou interessado em conhecer de perto essa tecnologia? Contacte a nossa equipa técnica para orientações e vantagens dessa ferramenta em sua produção.

Menu

Condições da campanha

Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição