Os 3 passos para a inovação na metalomecânica.
Não é novidade que a ferramenta mais adequada para cada tipo de material a ser trabalhado representa maior rentabilidade. A tecnologia atua na matéria-prima – no seu fabrico e no maior conhecimento da mesma, no entanto, é principalmente nas ferramentas que ocorre o maior avanço.
Estudos comparativos descobrem melhores formas de produção através de novos materiais, métodos e geometrias destas ferramentas. Com o acesso a essas evoluções a nível global temos à nossa disposição uma gama alargada de opções.
Destacamos aqui 3 fatores importantes para alavancar a inovação no setor:
1.Parametrização
Esta é uma parte vital no processo de inovação pois para utilizar todo o potencial de uma nova ferramenta é necessário investir tempo. Além do conhecimento dos parâmetros, são necessários ajustes para cada projeto. Ter fácil acesso aos parâmetros, preferencialmente de forma digital, para facilitar a organização, ou em casos mais avançados, a utilização de programas como o NOVO da Kennametal (preparamos alguns artigos em nosso blog sobre essa ferramenta) nos auxiliam e tornam ainda mais rápida a introdução de uma nova tecnologia num projeto.
2.Garantia de stock
Numa época em que o stock tende a ser reduzido por economia de espaço e melhoria na organização, um rápido fornecimento também influencia a rentabilidade de um projeto, seja através de entregas programadas, garantia de stocks por parte do fornecedor ou a utilização de um fornecedor fiável.
Dessa forma pode-se evitar ferramentas paradas em stock evitando, contudo, a rutura de fornecimento, fator que é dos piores riscos a se correr na produção.
3.Testes in loco
Ainda que grandes marcas façam testes criteriosos, há diversas variações que escapam frente à aplicação da mesma ferramenta em condições específicas de uso. Sem dúvida o ideal a se fazer é um teste com um técnico especializado com peças reais, ajustado às necessidades e possibilidades de aplicabilidade, e assim ter certeza de quão eficiente esta inovação pode ser para o processo.
Processos de inovação requerem investimentos que podem parecer altos, principalmente quando aplicados com segurança e rigor. Entretanto quando este investimento é diluídos a médio e longo prazo se mostra muito vantajoso.
Seguindo estes 3 passos pode-se garantir a aplicação eficiente do processo. As inovações são inevitáveis, todos os processos feitos atualmente foram inovações tempos atrás, o tempo que se resiste a elas pode ser vital, principalmente para a vida financeira das empresas.
Acesse nosso BLOG com artigos sobre temas relacionados ao segmento