Máquinas e Ferramentas para a Indústria

Os 3 passos para a inovação na metalomecânica.

Não é novidade que a ferramenta mais adequada para cada tipo de material a ser trabalhado representa maior rentabilidade. A tecnologia atua na matéria-prima – no seu fabrico e no maior conhecimento da mesma, no entanto, é principalmente nas ferramentas que ocorre o maior avanço.

Estudos comparativos descobrem melhores formas de produção através de novos materiais, métodos e geometrias destas ferramentas. Com o acesso a essas evoluções a nível global temos à nossa disposição uma gama alargada de opções.

Destacamos aqui 3 fatores importantes para alavancar a inovação no setor:

 1.Parametrização

Esta é uma parte vital no processo de inovação pois para utilizar todo o potencial de uma nova ferramenta é necessário investir tempo. Além do conhecimento dos parâmetros, são necessários ajustes para cada projeto. Ter fácil acesso aos parâmetros, preferencialmente de forma digital, para facilitar a organização, ou em casos mais avançados, a utilização de programas como o NOVO da Kennametal (preparamos alguns artigos em nosso blog sobre essa ferramenta)  nos auxiliam e tornam ainda mais rápida a introdução de uma nova tecnologia num projeto.

 

 

 

 

 

 

2.Garantia de stock

Numa época em que o stock tende a ser reduzido por economia de espaço e melhoria na organização, um rápido fornecimento também influencia a rentabilidade de um projeto, seja através de entregas programadas, garantia de stocks por parte do fornecedor ou a utilização de um fornecedor fiável.

Dessa forma pode-se evitar ferramentas paradas em stock evitando, contudo, a rutura de fornecimento, fator que é dos piores riscos a se correr na produção.

3.Testes in loco

Ainda que grandes marcas façam testes criteriosos, há diversas variações que escapam frente à aplicação da mesma ferramenta em condições específicas de uso. Sem dúvida o ideal a se fazer é um teste com um técnico especializado com peças reais, ajustado às necessidades e possibilidades de aplicabilidade, e assim ter certeza de quão eficiente esta inovação pode ser para o processo.









Processos de inovação requerem investimentos que podem parecer altos, principalmente quando aplicados com segurança e rigor. Entretanto quando este investimento é diluídos a médio e longo prazo se mostra muito vantajoso.

Seguindo estes 3 passos pode-se garantir a aplicação eficiente do processo. As inovações são inevitáveis, todos os processos feitos atualmente foram inovações tempos atrás, o tempo que se resiste a elas pode ser vital, principalmente para a vida financeira das empresas.

Acesse nosso BLOG com artigos sobre temas relacionados ao segmento

artigos sobre NOVO Kennametal
Acesse os artigos sobre NOVO Kennametal

Menu

Condições da campanha

Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição Condição