Já conhece as fresas tipo barril?

, ,

Nesse artigo queremos apresentar uma solução que pode acrescentar muito valor na sua produção. Mas afinal o que é, e como funciona?

A fresa tipo barril é uma variação de uma ferramenta de ponta esférica cónica especial para maquinações complexas. O que as diferencia é que aqui o cone reto é substituído por um grande raio tangencial. São ferramentas especiais muito utilizadas em maquinações complexas, destacando-se como uma mais-valia nas áreas de moldes, aeroespacial e médica. Trata-se de uma ferramenta potencializada em máquinas de 5 eixos e que utilizem sistema CAD/CAM ou similares.

Concebida com um arco de grande diâmetro, este conceito permite um corte tangencial que por sua vez resulta numa produtividade, avanços e velocidades muito superiores às fresas boleadas, graças a redução de apara de maquinação. Esta vantagem representa uma redução do tempo de ciclo de até 89%. 

Com um contacto muito preciso entre a aresta de corte principal e a superfície a maquinar este processo possibilita a diminuição de falhas de maquinação ao mesmo tempo que seu fator cónico reduz também a vibração da ferramenta.

Esta fresa responde com níveis de rugosidade extremamente baixos, um excelente acabamento mesmo com um passo de corte de até 5 vezes superior as outras fresas boleadas e sem influenciar os parâmetros de trabalho da ferramenta. O resultado das fresas tipo barril, em comparação com as fresas de topo de ponta esférica convencionais, é uma maior vida útil da ferramenta, reduzindo, assim, o consumo de material, e melhorando consideravelmente, por consequência, o custo ferramenta/peça.

A SGS tem desenvolvido esta tecnologia no seu centro de pesquisa avançada que além da excelência na produção, disponibiliza formações, suporte aos métodos de produção e ao sistema CAD/CAM.

Ficou interessado em conhecer de perto essa tecnologia? Contacte a nossa equipa técnica para orientações e vantagens dessa ferramenta em sua produção.